segunda-feira, 1 de novembro de 2021

AINDA SOBRE O SUPOSTO FILHO DE LAMPIÃO O JOÃO FERREIRA DA SILVA, O JOÃO PEITUDO.

  Por José Mendes Pereira

A foto pertence ao acervo do jornaliste e pesquisador do cangaço Robério Santos.

Fazendo uma pesquisa mais aprofundada e com muito cuidado para não errar, sobre o suposto filho do capitão Lampião e Maria Bonita, o João Ferreira da Silva, o João Peitudo, que havia nascido na região do Cariri, no Estado do Ceará, em abril do ano de 1938, não encontrei nenhuma data que fale sobre a visita do capitão Lampião neste Estado, entre os anos de 1937 e 1938. Sabemos que,  neste período o capitão estava de rede armada e cachimbo aceso nas terras do Estado de Sergipe. 

Em 1938, quando o João Ferreira da Silva nasceu, o velho guerreiro capitão Lampião estava vivendo nas terras do Estado de Sergipe, mais ou menos pelas redondezas de Porto da Folha, atual Poço Redondo. E nesse tempo, o capitão não tinha mais tanta disposição para sair de Sergipe, passar pelo Estado de Alagoas, e em seguida, cortar as terras de Pernambuco, e chegar a Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, com uma criança de colo que havia nascido a 42 dias, para entregá-la  a uma senhora de nome Aurora, que residia lá na região. 

E por que o capitão Lampião tinha este desejo de entregar a criança somente nas mãos desta senhora, onde no percurso existiam tantas outras famílias que poderiam adotá-la sem ele receber nenhuma palavra negativa?

O jovem em estudo, realmente, aparentemente, tem muito a ver com o suposto pai, mas pela a lógica, não tem como dizer com segurança que ele era filho do capitão Lampião. Acredito que isso foi invencionice de quem o criou, ou até mesmo, uma brincadeira que surgiu no meio dos amigos somente pela sua aparência com fotos antigas do capitão.

Mera coincidência. Quem criou dona Expedita Ferreira Nunes, mundialmente reconhecida como sendo a única filha dos reis do cangaço, capitão Lampião e Maria Bonita, foi o casal Manoel Severo e dona Aurora. E o João Ferreira da Silva o João Peitudo, também foi criado por uma senhora de nome Aurora da Conceição. Seria o capitão Lampião apaixonado por mulheres que tinham o nome Aurora?

Paulo Medeiros Gastão e Aderbal Nogueira

Os cangaceiros remanescentes de Lampião não informaram que Maria Bonita esteve grávida nos anos 1937/1938, principalmente, Manoel Dantas Loyola, o ex-cangaceiro Candeeiro, que entrou para o cangaço em 1937, dito pelos pesquisadores Dr. Paulo Medeiros Gastão e o cearense Aderbal Nogueira, que fizeram diversas gravações com o facínora, sempre afirmaram com as sete letras da verdade, que o Candeeiro era um homem de palavras firme, e não dava entrevistas com a finalidade de aparecer ou querer se engrandecer. Sempre usando a verdade em primeiro lugar, e sem mudar a sua versão.

https://www.youtube.com/watch?v=UyoKFSyAdsY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

No meu entender, João Ferreira da Silva, o João Peitudo não é filho dos reis do cangaço, porque, nos últimos anos Maria Bonita não engravidou, e nem o capitão Lampião retornou mais ao Estado do Ceará, muito menos para deixar uma criança por lá. Acho que isso não passa de invencionice do entrevistado, o suposto filho de Lampião e Maria Bonita, ou quem sabe história criada por quem o criou. 

Em rodas de amigos, acontecem coisas impressionantes, e muitas vezes, uma conversa inventada por eles, irá se tornar verdade. Começaram a dizer que ele se parecia com Lampião e o dizer saiu por aí, fazendo com que o João Peitudo fosse filho do casal de cangaceiros.

Informação ao leitor: 

Lembrando ao leitor que, o que eu escrevi, não tem nenhum valor para a literatura lampiônica, e jamais prejudicará os trabalhos dos pesquisadores, cineastas e escritores. São apenas as minhas inquietações.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MORTE DO CANGACEIRO BRIÓ.

  Por José Mendes Pereira   Como muitos sertanejos que saem das suas terras para outras, na intenção de adquirirem uma vida melhor, Zé Neco ...