sexta-feira, 29 de junho de 2018

MANOEL DUARTE FERREIRA

Por José Mendes Pereira
Manoel Duarte Ferreira pertencia a uma das mais tradicionais famílias de Mossoró. Nasceu no dia 15 de novembro de 1895, e era irmão do médico e ex-Senador da República Francisco Duarte Filho (Duarte Filho). Era filho dos maiores fazendeiros e latifundiários de Mossoró Francisco Duarte e Maria Vicência Duarte.
Como já é do conhecimento dos leitores meus irmãos e eu nascemos em sua propriedade no sítio Mururé, mas que fazia e continua fazendo parte da Barrinha, distante de Mossoró 12 km. Já os meus pais nasceram nas terras do seu pai Francisco Duarte ou simplesmente Chico Duarte
Segundo o historiador Raimundo Soares de Brito em seu livro "Ruas e patronos de Mossoró" - coleção mossoroense, afirma que na defesa de Mossoró contra o bando de Lampião, ele ocupou a trincheira de onde se comenta terem saído os tiros que abateu Colchete e alvejaram Jararaca.
Após o seu falecimento em 31 de janeiro de 1982, o jornal "O Mossoroense" comentando o fato informou:
"num reconhecimento ao seu valor e acatando a sugestão de Paulo Nobre de Medeiros, delegado do Oriente Independente Maçônico do Rio Grande do Norte, o prefeito João Newton da Escóssia decretou luto Oficial por três dias, permitindo que fosse coberto o esquife do conterrâneo com a bandeira do município".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MORTE DO CANGACEIRO BRIÓ.

  Por José Mendes Pereira   Como muitos sertanejos que saem das suas terras para outras, na intenção de adquirirem uma vida melhor, Zé Neco ...