segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

MORRE EM MOSSORÓ QUEM MAIS AJUDOU NA CRIAÇÃO DA CIDADE


Por José Mendes Pereira - (Crônica 68)

Lamentável!

Morre em Mossoró aquele que mais contribuiu com a criação da cidade, dando todo auxílio aos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, da tribo Cariri, que habitaram a região até quase metade do século XVIII, o século do povoamento mossoroense, segundo Geraldo Maia em seu artigo:


Infelizmente, é triste, mas isto é a realidade, o "Rio Mossoró" findou desta forma, como mostra as fotos abaixo, dando o adeus a todos os mossoroenses e aos que visitam a nossa cidade.

Durante centenas de anos este rio foi aquário para peixes, garantindo a alimentação dos índios Mouxorós, Monxorós ou Mossorós, que habitavam ao redor das suas margens, hoje, apenas o vemos deste jeito, sem água, e uma porção de plantas aquáticas enfeita o seu leito seco.

Até hoje, ninguém sabe quem foi o assassino do rio Mossoró, se foi a natureza ou os órgãos públicos que não fizeram nada para que ele continuasse com muita água no seu canal.

Alguns dizem que um dia aparecerá o verdadeiro assassino do rio Mossoró, e irá pagar pelo crime culposo que praticou, sem intenção de matar. Outros mais exigentes e sem medo de falar dizem que o rio Mossoró que corta a bela cidade, foi assassinado através de crime doloso, com intenção mesmo de matar, já que ninguém procurou fazer algo em seu benefício.

É lamentável que uma cidade tão bela como é Mossoró perdeu o rio que muito a enfeitou, e que ajudou na sua criação, fornecendo água e peixes para os seus moradores.

E agora, será que um dia os mossoroenses terão o prazer de ver o rio Mossoró ressuscitando? É preciso que a população chame a atenção dos governantes para o iminente desastre.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO RIO MOSSORÓ JÁ MORTO E OUTRAS FOTOS QUANDO ELE ERA VIVO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com.br/2014/11/morre-em-mossoro-quem-mais-ajudou-na.html

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MORTE DO CANGACEIRO BRIÓ.

  Por José Mendes Pereira   Como muitos sertanejos que saem das suas terras para outras, na intenção de adquirirem uma vida melhor, Zé Neco ...