quinta-feira, 29 de março de 2018

CHINELOS DE BORRACHA (HAVAIANAS)

Por José Mendes Pereira - (Crônica 91) 
https://www.youtube.com/watch?v=IrPfRyypsws

Tem coisas que são criadas e sem muita demora são lançadas ao comércio, e muitas delas, logo são rejeitadas por uma minoria de pessoas que não aprovou, mas depois aceita com a maior naturalidade e sem mais nenhum tipo de discórdia.

Quando o rei Roberto Carlos Braga lançou a música "Jesus Cristo" alguns ignoraram logo, e aqui na nossa cidade de Mossoró ela foi proibida de ser tocada em uma das emissoras, parece que o diretor desta, achou que a letra da música "Jesus Cristo" era uma crítica e desrespeito ao mundo religioso, e nos dias de hoje, ela desfila em todas as rádios brasileiras, como que seja um lindo hino homenageando Jesus Cristo.


economia.uol.com.br

Em 8 de junho de 1962 foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha, e como modelo principal, foi o branco, com tiras e laterais da base azuis, mas ainda não possuía um atrativo visual, porém, eram baratas, e que logo foi considerada e apelidada pela própria nação brasileira como sendo “chinelo de pobre”, mas não era um tipo de discriminação, porque quem mais chamava de chinelo de pobre éramos nós mesmos.

E assim que este chinelo foi lançado em todas as lojas do Brasil muitos pais de famílias não queriam que os seus filhos usassem este tipo de “sandália”, achando que a nova invenção era de uso mais para homens afeminados, e somente as filhas poderiam usar e abusar desta nova invenção para os pés dos brasileiros.

Pedro Nél Pereira

Lembro que o meu pai Pedro Nél Pereira não deixava que nós, filhos, calçássemos este tipo de “chinelo”, e que teríamos que manter o antigo e desajeitado chinelo fabricado pelo sapateiro, ou pelos aprendizes desta profissão. Mas, posteriormente, os pais resolveram admitir que, não só as suas filhas como também os filhos usassem o chinelo, vez que o preço era do tamanho dos seus bolsos.


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719316566-chinelos-em-couro-rasteiro-masculino-_JM

Com o passar do tempo este “chinelo” começou a fazer parte da vida de quase todos os brasileiros, quando sabemos que: de três canarinhos do Brasil, dois usam o “chinelo” conhecido “havaiana”, muito embora existem dezenas de fabricantes e modelos, mas o que mais tem se destacado no comércio, é mesmo o “chinelo” chamado “havaiana”.

Mas tudo isto nada mais é do que a evolução do tempo. Enquanto uns rejeitam as invenções que a cada dia são criadas em todos os continentes do nosso globo terrestre, outros aplaudem e aprovam os inventos que por ventura há de vi, sem nenhuma discriminação.


Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MORTE DO CANGACEIRO BRIÓ.

  Por José Mendes Pereira   Como muitos sertanejos que saem das suas terras para outras, na intenção de adquirirem uma vida melhor, Zé Neco ...